PSD SILVES: Declaração de Voto – Viabilização do Orçamento Municipal para 2023

Dezembro 27, 2022
Através da Proposta de “Orçamento Municipal 2023”, o executivo municipal tem a oportunidade de concretizar um conjunto de iniciativas em diferentes domínios, procurando satisfazer as legítimas aspirações e anseios da população do nosso concelho.
Num orçamento inicial com um valor global superior a 65 milhões de euros (65.452.606,00 €), o mais alto de sempre, mas que se deve em grande parte às novas competências transferidas pelo Estado Central, ao aumento da previsão de cobrança de taxas e impostos e à integração de valores provenientes de financiamentos bancários, verificamos, como não poderia deixar de ser, a previsão de um valor importante destinado à realização de investimentos, no caso, quase 23 milhões de euros (22.983.846,00 €).
Os investimentos a realizar estão identificados nas Grandes Opções do Plano (GOP) e Plano Plurianual de Investimentos (PPI), evidência essa que saudamos, sendo que nestes constam algumas propostas por nós apresentadas, nomeadamente: Pavimentação de algumas estradas nas várias freguesias; aumento da rede de abastecimento de água e saneamento; projetos e obras de requalificação dos Mercados Municipais de Pêra e Armação de Pêra; projetos para construção de um novo Jardim de Infância em Armação de Pêra e uma nova Escola EB 1 em SB Messines; Requalificação da Praia dos Pescadores de Armação de Pêra, entre outras.
A nível dos investimentos a realizar, verificamos a existência de inúmeras iniciativas que não são mais do que meras repetições do orçamento anterior o que, para nós, significa que:
1. Há um baixo grau de execução orçamental das Grandes Opções do Plano (GOP), em 2022, que no final de novembro era de apenas 49%;
2. O executivo CDU está em campanha eleitoral e preocupado em anunciar várias obras que já sabe, à partida, que não serão uma realidade em 2023.
Ainda neste âmbito, constatamos também que muitas obras e projetos não contêm a necessária dotação orçamental e mesmo sabendo nós que, muitas, poderão ser alvo de reforço com a incorporação do saldo da conta de gerência, também sabemos que não passarão de meras intenções e voltarão a ser adiadas para os anos seguintes, como, aliás, já vem sendo apanágio deste executivo CDU.
Dentro do espírito democrático que sempre nos acompanha e da coerência com que pautamos a nossa intervenção política saudamos muitas das opções tomadas, mas queremos deixar claro que não nos revemos em algumas delas, nomeadamente: no desinvestimento no apoio à economia local e à criação de emprego, sobretudo dos mais jovens; na inexistência de incentivos à natalidade ou à fixação da população jovem no concelho; na ausência de soluções na área da habitação social tão necessária a muitas famílias do nosso concelho e que é de apenas 0,36% do valor global do orçamento; na reduzida intervenção social; entre outras.
A nível das juntas de freguesia, saudamos a atualização dos valores das transferências que acompanham a subida do salário mínimo nacional, mas não podemos concordar com a não aplicação do mesmo princípio em relação à subida da inflação que a todos diz respeito. Esta situação, além de injusta, reduz a capacidade de realização das juntas de freguesia do nosso concelho que, como é sabido, desenvolvem um trabalho de proximidade junto da nossa população de reconhecido e insubstituível valor.
Assim, e porque continuamos a acreditar que o atual executivo da CDU tem, por via da integração do saldo da conta de gerência do ano de 2022 no Orçamento Municipal para 2023, a possibilidade de corrigir algumas necessidades já identificadas e reforçar algumas rúbricas orçamentais que desse reforço carecem, apelamos para que quando esse momento chegar, possamos ser chamados a apresentar os nossos contributos.
Face ao exposto, decidimos optar pela abstenção que permitirá viabilizar este documento da maior importância para o futuro do nosso concelho, contribuindo assim para a sua aprovação e não gerando qualquer bloqueio ou entrave à governabilidade da autarquia por parte do atual executivo permanente CDU.
Assembleia Municipal de Silves, 27 de dezembro de 2022
Os eleitos do PSD na Assembleia Municipal de Silves
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Orgãos distritais

Contribua para um partido melhor

Autarcas

Conheça os nossos Autarcas

LINKS úteis