VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO FERNANDO SANTIAGO BERNARDO

22/04/2019

FERNANDO SANTIAGO BERNARDO

Fernando Santiago, nascido 30 de maio de 1939, em Albernoa, distrito de Beja, cedo escolheu Armação de Pêra como a sua terra de coração e foi aqui que trabalhou, cresceu, casou, constituiu família e abraçou diversas causas sociais, com particular destaque para os vários cargos diretivos que desempenhou na Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra, na Fábrica da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e, sobretudo, no Clube de Futebol “Os Armacenenses”, devendo-se a ele o desenvolvimento que o clube atingiu na vertente social e desportiva, sendo também ele o grande impulsionador e obreiro da construção da sua Sede Social.

Depois de ter desempenhado funções na Assembleia de Freguesia de Armação de Pêra, em 17 de dezembro 1989 é eleito Presidente da Junta de Freguesia, cargo que desempenhou durante 20 anos, correspondendo a 5 mandatos autárquicos, sendo últimos 3 mandatos pelo Partido Social Democrata.

Fernando Santiago foi sempre um acérrimo defensor de Armação de Pêra, travando inúmeras “batalhas políticas” em prol dos interesses coletivos dos armacenenses.

Durante os anos em que presidiu à Junta de Freguesia esteve ligado a inúmeras conquistas para Armação de Pêra como o são exemplo: a ampliação do cemitério; a construção das Escolas EB 2,3, EB 1 e Jardim de Infância; a construção do Centro de Saúde, a construção do Quartel da G.N.R.; a requalificação da Avenida Beira-Mar; a construção da via dorsal; a construção do Estádio Municipal, entre outras.

Fernando Santiago, um Homem de família, convicções fortes, alegre, bem-disposto, amigo, disponível, solidário, corajoso, frontal, foi sempre muito respeitado entre os armacenenses que lhe reconhecem obra feita e inúmeras qualidades e virtudes. É dele a frase que muitas vezes foi dita (e ainda continua a ser) em sessões de Assembleia Municipal de Silves: «Armação de Pêra não é mais nem menos do que as outras freguesias do concelho… mas é diferente!».

Após terminar o exercício do cargo de Presidente de Junta de Freguesia em outubro de 2013, Fernando Santiago, dedicou-se à família, e embora com menos disponibilidade, continuou a desempenhar cargos diretivos em algumas instituições da freguesia. No que diz respeito à Junta de Freguesia, nunca deixou de acompanhar e participar com especial carinho nas várias iniciativas promovidas pelo atual executivo, demonstrando um particular entusiasmo com o edifício da futura sede da Junta de Freguesia que ainda visitou durante a sua fase de construção, tendo confidenciado que aquele era mais um sonho seu que faltava pouco para estar cumprido.

Neste momento de dor e tristeza expressamos as nossas sentidas condolências à esposa, aos filhos, assim como a toda a restante família e amigos.

A Comissão Política do PSD/Silves e a Comissão Política Distrital do PSD/Algarve